10.9.08

Rappers e repentistas se encontrarão em batalha de rimas no 20 de novembro

Por Jaqueline Fernandes


Já está tudo pronto. O encerramento do Festival Cara e Cultura Negra 2008 será no dia 20 de novembro, na Praça Zumbi dos Palmares. A Griô Produções está preparando um grande encontro entre duas das mais importantes tradições orais brasileiras vai marcar o Dia da Consciência Negra na capital. Rappers e repentistas se encontrarão em uma batalha de rimas e uma peleja de repente. Violas e pick ups e rimas improvisadas com premiação em dinheiro e apresentações musicais de artistas de Brasília, Paraíba e São Paulo serão as atrações da noite.
O encontro entre rap e repente, neto e avô, é histórico e representa, basicamente, a diáspora africana no mundo ocidental e a diáspora nordestina pelo Brasil, sobretudo em Brasília.
Neto
Rap é uma sigla para ritmo e poesia. Ao contrário do que se convencionou divulgar, o rap nasceu na Jamaica e não nos Estados Unidos e é uma forma de expressão negra urbana contemporânea que tem como ancestral direto o griô africano. Em 1970 muitos jovens jamaicanos foram obrigados a emigrar para os Estados Unidos devido a uma crise econômica e social que se abateu sobre a ilha. Entre os jovens emigrantes estava o jamaicano Kool Herk, que introduziu em Nova York a tradição dos Sound Systems e do canto falado. O contexto norte-americano era de ressaca de conflitos que como o movimento pelo direitos civis de Martin Luther King e a militância armada dos Panteras Negras. O rap geralmente é cantado em cima de batida instrumental de uma música produzida e/ou sampleada pelo Diskey Jokey, DJ. Free Style é o modo de cantar rap de forma improvisada. Versos feitos na hora em resposta às investidas do adversário.
Sua Excelência, o avô
Repente, conhecido também como desafio, é uma tradição folclórica brasileira cuja origem, geralmente, remonta aos trovadores medievais. Trovador, na lírica medieval, era o artista de origem nobre do sul da França que, acompanhado de instrumentos musicais como alaúde ou cítola, compunha e entoava cantigas. O Repente é especialmente forte no nordeste brasileiro, constitui uma mescla entre poesia e música na qual predomina o improviso. Possui diversos modelos de métrica e rima e seu canto costuma ser acompanhado do dedilhar de uma viola de sete ou dez cordas. Estas atividades exteriorizam duas vertentes distintas da poesia popular brasileira: o repente e a literatura popular em verso, conhecida como literatura de cordel.
Neto e Avô
Rap e repente, neto e avô, falam sobre diversos assuntos, com predominância da temática social. Ambos realizam a batalha ou desafio improvisado. A formação clássica de um grupo de rap é dois mestres de cerimônia e um dj, enquanto a do repente é de dois cantadores e uma viola.
As inscrições para o campeonato de rimas e a peleja de repente, que acontecerá no dia 20 de novembro, estarão abertas a partir de outubro no site http://www.grio.art.br/. Serão duas batalhas individuais e o finalista de cada categoria, rap e repente, faz a batalha final, com direito à premiação em dinheiro.

Mais informações:
E-mail: caraeculturanegra@gmail.com/ grioproducoes@gmail.com
Telefones: 55 61 33217100 / 55 61 8571 4531 Skype: grioproducoes

Nenhum comentário: