Por Fernanda Quevedo CUFA MT
Amanhã começa o credenciamento do 1º Congresso Fora do Eixo, com o objetivo de debater o Programa Circuito Fora do Eixo de Música Independente (um pouco parecido com o que fizemos em Goiânia). Cerca de 200 pessoas, entre produtores, jornalistas e artistas são esperados. O bacana é que nem todas as pessoas inscritas são de algum coletivo, mas são profissionais que atuam na área de economia solidária, comunicação, produção cultural, pesquisa e afins.
Serão cinco dias de debates, formulação de propostas e estratégias que circundam por temas diversos como distribuição (selos e distribuidoras), Economia Solidária (Moedas Complementares), Comunicação (Mídias Independentes), Circulação e intercâmbio Cultural (festivais, casas de shows, feiras), Agência de bandas (Produção e sustentabilidade artística).
O Congresso é realizado por agentes integrados no Circuito Fora do Eixo, onde o objetivo comum é o estimulo da cadeia produtiva da musica independente brasileira em uma perspectiva cooperativista, no qual a musica (rock, punk, rap que seja) é só um dos meios para se fazer consolidar essa cadeia produtiva.
O congresso ainda precede o Festival Calango, este que é um dos maiores de música independente (se não o maior). O Calango não se pauta apenas em um festival de música, mas um movimento que agrega uma série de outras artes de forma integrada. Pra saber mais sobre o Festival Calango ( que na verdade já começou a mais de uma mês) acesse www.festivalcalango.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário