29.7.08

Gilbertos Come Bacon (DF), em Goiânia dias 14, 15 e 17 de agosto.


Por Jaqueline Fernandes Griô Produções (DF)


Com múltiplas influências que se refletem em um repertório bastante diversificado, Gilbertos Come Bacon é formado por Eduardo Alves (vocal e violão), João Angelini(vocal e pandeiro), Luamar (percussão), Camila Soato (baixo e percussão), Márcio Hofmann (bateria), Moisés Crivelaro (guitarra), Fábio Baroli (percussão) e André Valente (baixo, trompete e acordeão).

O nome, Gilbertos Come Bacon, vem da combinação de expressões idiomáticas de Planaltina: o "gilberto" é o zé-ninguém local, enquanto quem fica por fora do que acontece "come bacon". Uma mistura que dá samba, hardcore, baião, ska, frevo, rap, marchinhas de carnaval, musicas de baile...

Talvez a maior tentação seja chamar o som de novo, inventar uma nova alcunha e usá-la exaustivamente, porém essa não só é a maneira mais fácil de descrevê-lo, como a mais errada. O Gilbertos não quer resgatar a cultura popular, nem inventar uma mistura ou gênero inovador. Apenas assumir a formação que é feita tanto pelos ritmos populares brasileiros, como pelos gêneros mais comerciais vindos do império cultural vigente. Pois a musicalidade do Gilbertos nunca está sozinha, é original mas não é nova.

O som do Gilbertos é uma casa cheia de velhos e bons amigos, antigos conhecidos que você fica feliz em rever, mas que quase não reconhece porque estão com cara limpa e roupas novas. Gilbertos Come Bacon toca aquilo que vem, sabe-se lá de onde, de forma espontânea.


Nenhum comentário: